Antes de assumir o cargo de Pró-Reitor de Extensão do IFPA fui professor, coordenador de curso, gerente de interiorização, diretor de campi e membro titular do conselho superior do IFPA. E como eu cheguei ao IFPA? Quando recordo-me parece muita incoincidência.
Enquanto trabalhava em meu primeiro emprego no CEPNOR, abriu uma oportunidade de eu ir para São Paulo fazer uma especialização em Gerenciamento de Recursos Hídricos. Quando retornei para Belém, o IFPA, que no tempo ainda era Centro Federal Tecnológico do Pará (CEFET/PA), abriu um concurso público para professores do campus Belém, exatamente na área que eu tinha feito a minha especialização. Tudo o que o concurso pediu eu havia estudado. Foi perfeito.
Professor e Coordenador do curso de aquicultura
Eu era professor e coordenador do curso de aqüicultura do Cefet em Belém. No final de 2004, o professor Edson Ary (atual reitor do IFPA), naquele tempo diretor geral do campus Belém, me convidou para uma reunião com o prefeito de Conceição do Araguaia, Antônio Alvaro. Uma das promessas do prefeito para os estudantes de Conceição foi dar continuidade ao curso de aqüicultura do Cefet no município, pois havia parado com três meses de aula.
Os alunos de lá nunca desistiram de levar o Cefet adiante. E eu muito menos. Por isso o professor Edson pediu para que eu viajasse e me reunisse com os alunos. Conversei com as prefeituras. Fizemos projetos de como iríamos começar o curso. Em 2005, passei a coordenador o curso de aqüicultura de Belém e de Conceição do Araguaia.
Gerente de Interiorização do Cefet
No segundo semestre de 2006 o professor Edson me convidou para ser gerente de interiorização do Cefet. O foco desse cargo é na oferta de cursos em outros municípios, articulando com as prefeituras, empresas, um trabalho que eu já vinha realizando. Ao passo que eu gerenciava, continuava a cuidar de Conceição. O professor Edson foi uma grande apoio. Juntos conseguimos reativar uma das unidades de ensino do Cefet, a de Altamira.
Diretor de Conceição do Araguaia
Novamente a convite do professor Edson, assumi o posto de diretor do IFPA campus Conceição do Araguaia no ano de 2008. Acredito que o professor Edson percebeu a minha experiência e afinidade com o campus desde 2005. Ai é claro que eu aceitei e acertei.
Acertei porque durante a minha direção consegui implantar seis cursos técnicos subseqüentes e dois cursos superiores presenciais. Tínhamos vários projetos de extensão como o IFPA Comunidade, Natal Solidário, Projeto de Inclusão Social, Edital de bolsas de formação de extensão de pesquisa e monitoria, etc.
Pró-Reitoria de Extensão
Eu assumi o cargo em abril de 2011. Aceitei a mais um convite do Reitor Edson Ary. Acredito que o professor confiou mais uma vez no meu conhecimento em torno do interior do Pará. Fui gerente de uma área próxima a extensão. Eu viajava, estabelecia relação com as prefeituras. São 12 campi e três Pólos Avançados. Conheço a realidade de cada um. Enquanto o reitor continuar a acreditar no meu trabalho, continuarei a frente da PROEXT.